Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

 

Matemática Além dos Números

Pixel Art:
Simetria, transformações e matrizes

 

 

Desenho de palavras cruzadas

Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

 

OBJETIVO

 

Estimular o ensino-aprendizagem de simetria e das transformações isométricas por reflexão utilizando uma folha com uma malha quadriculada ou a multiplicação de matrizes, sobre condições especiais, por meio de planilhas eletrônicas.

 

 

PUBLICO-ALVO

 

Estudantes do 7º ano e do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental e de estudantes do 2º ano do Ensino Médio da educação básica.

 

 

DESCRIÇÃO GERAL

 

Esta sequência de atividades apresenta uma proposta de aprendizagem matemática voltada para os alunos do 7º ano e do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental e para os alunos do 2º ano do Ensino Médio. Nos dois primeiros grupos, o objetivo da proposta é de trabalhar o conceito de simetria por reflexão utilizando uma malha quadriculada impressa, dividida em quadrantes e a visualização imediata desse conceito por meio de uma planilha eletrônica. No terceiro grupo, a ideia da proposta se estende para as translações por reflexão e o estudo de matrizes, com  destaque para a operação multiplicação entre matrizes e suas propriedades elementares. Ao longo das atividades apresentadas, nos três grupos, foram utilizados conceitos matemáticos por meio de recursos computacionais, com o objetivo de aplicarmos, em imagens matriciais, transformações por reflexão usando a estrutura de uma planilha eletrônica com suas funções matemáticas e alguns procedimentos envolvendo regras de formatação condicional.

 

 

MATERIAL APRESENTADO
NO EVENTO

 

Documento com preenchimento sólido

Tira de filme com preenchimento sólido

 

 

AS ATIVIDADES EM PDF PARA
SEREM UTILIZADAS EM SALA DE AULA

 

Para utilizar os arquivos das atividades no formato .PDF, você deve clicar nas imagens abaixo e seguir as orientações apresentadas em nosso relato de experiência.

 

 

FOLHA QUADRICULADA
SEM NUMERAÇÃO

 

 

 

LETRAS E
NÚMEROS

 

 

 

PAZ
SEM NUMERAÇÃO

 

 

 

FOLHA QUADRICULADA
COM NUMERAÇÃO

 

 

 

PAZ
COM NUMERAÇÃO

 

 

 

DESENHO LIVRE
SEM NUMERAÇÃO

 

 

 

PERSONAGENS
SEM NUMERAÇÃO

 

 

 

PLANILHA
ELETRÔNICA

 

 

 

PERSONAGENS
VERSÃO DOS ALUNOS

 

 

 

HABILIDADES
DA BNCC RELACIONADAS

 

(EM13MAT105) Utilizar as noções de transformações isométricas (translação, reflexão, rotação e composições destas) e transformações homotéticas para construir figuras e analisar elementos da natureza e diferentes produções humanas (fractais, construções civis, obras de arte, entre outras).

 

(EM08MA18) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

 

(EF07MA20) Reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.

 

(EM07MA21) Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros.

 

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

 

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

 

 

 

NOSSO NORTE

 

“Uma das características importantes da noção de competência, segundo Perrenoud, é desafiar o sujeito a mobilizar os recursos no contexto de situação-problema para tomar decisões favoráveis ao seu objetivo ou metas.”

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Desejamos a todos os interessados uma excelente sequência didática e que vocês continuem se interessando cada vez mais pelas nossas publicações e por todas as possibilidades que a matemática pode nos proporcionar. Aproveito a oportunidade para agradeçer a participação e para pedir uma simples colaboração na divulgação dos nossos trabalhos.

 

 

OS AUTORES

 

Fábio Vinícius Silva dos Santos

[email protected]

www.fabiovinicius.mat.br

 

Fernando Villar

[email protected]

 

 

Desenho de palavras cruzadas

Descrição gerada automaticamente com confiança média