|
|
|
|
Matemática Além dos Números |
|
Pixel
Art: |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
OBJETIVO |
|
|
|
Estimular o ensino-aprendizagem de simetria e das transformações isométricas por reflexão utilizando uma folha com uma malha quadriculada ou a multiplicação de matrizes, sobre condições especiais, por meio de planilhas eletrônicas. |
|
|
|
|
|
PUBLICO-ALVO |
|
|
|
Estudantes do 7º ano e do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental e de estudantes do 2º ano do Ensino Médio da educação básica. |
|
|
|
|
|
DESCRIÇÃO GERAL |
|
|
|
Esta sequência de atividades apresenta uma proposta de aprendizagem matemática voltada para os alunos do 7º ano e do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental e para os alunos do 2º ano do Ensino Médio. Nos dois primeiros grupos, o objetivo da proposta é de trabalhar o conceito de simetria por reflexão utilizando uma malha quadriculada impressa, dividida em quadrantes e a visualização imediata desse conceito por meio de uma planilha eletrônica. No terceiro grupo, a ideia da proposta se estende para as translações por reflexão e o estudo de matrizes, com destaque para a operação multiplicação entre matrizes e suas propriedades elementares. Ao longo das atividades apresentadas, nos três grupos, foram utilizados conceitos matemáticos por meio de recursos computacionais, com o objetivo de aplicarmos, em imagens matriciais, transformações por reflexão usando a estrutura de uma planilha eletrônica com suas funções matemáticas e alguns procedimentos envolvendo regras de formatação condicional. |
|
|
|
|
|
MATERIAL
APRESENTADO |
|
|
|
|
|
|
|
AS
ATIVIDADES EM PDF PARA |
|
|
|
Para utilizar os arquivos das atividades no formato .PDF, você deve clicar nas imagens abaixo e seguir as orientações apresentadas em nosso relato de experiência. |
|
|
|
|
|
FOLHA
QUADRICULADA |
|
|
|
|
|
|
|
LETRAS
E |
|
|
|
|
|
|
|
PAZ |
|
|
|
|
|
|
|
FOLHA
QUADRICULADA |
|
|
|
|
|
|
|
PAZ |
|
|
|
|
|
|
|
DESENHO
LIVRE |
|
|
|
|
|
|
|
PERSONAGENS |
|
|
|
|
|
|
|
PLANILHA |
|
|
|
|
|
|
|
PERSONAGENS |
|
|
|
|
|
|
|
HABILIDADES |
|
|
|
(EM13MAT105) Utilizar as noções de transformações isométricas (translação, reflexão, rotação e composições destas) e transformações homotéticas para construir figuras e analisar elementos da natureza e diferentes produções humanas (fractais, construções civis, obras de arte, entre outras).
|
|
(EM08MA18) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
|
|
(EF07MA20) Reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.
|
|
(EM07MA21) Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros.
|
|
(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
|
|
(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
|
|
|
|
|
|
NOSSO NORTE |
|
|
|
“Uma das características importantes da noção de competência, segundo Perrenoud, é desafiar o sujeito a mobilizar os recursos no contexto de situação-problema para tomar decisões favoráveis ao seu objetivo ou metas.” |
|
|
|
|
|
CONSIDERAÇÕES FINAIS |
|
|
|
Desejamos a todos os interessados uma excelente sequência didática e que vocês continuem se interessando cada vez mais pelas nossas publicações e por todas as possibilidades que a matemática pode nos proporcionar. Aproveito a oportunidade para agradeçer a participação e para pedir uma simples colaboração na divulgação dos nossos trabalhos. |
|
|
|
|
|
OS AUTORES |
|
|
|
Fábio Vinícius Silva dos Santos www.fabiovinicius.mat.br |
|
|
|
Fernando Villar |
|
|
|
|
|
|