|
|
Oficina |
Juntando
as peças: do código ao jogo |
|
RESUMO |
|
A nossa oficina tem como objetivo apresentar e construir um artefato pedagógico – por meio da programação em blocos do Scratch – envolvendo o reconhecimento e a adição de frações para os estudantes do segundo segmento do ensino fundamental. A partir de um roteiro, manipularemos os seguintes elementos: cenários, personagens, códigos e interações; ao mesmo tempo em que desenvolvemos a matemática por trás do jogo e exploramos alguns recursos, como variáveis e listas. |
|
MATERIAL PARA DOWNLOAD |
|
Clique na “Abelha matemática” abaixo para realizar o download do material utilizado na nossa oficina de hoje. |
|
|
HABILIDADES DA BNCC RELACIONADAS |
|
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
|
(EF06MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.
|
(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
|
(EF06MA09) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.
|
(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
|
(EF07MA01) Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
|
(EF07MA08) Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
|
(EF07MA09) Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.
|
(EF07MA12) Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.
|
|
NOSSO NORTE |
|
“Uma das características importantes da noção de competência, segundo Perrenoud, é desafiar o sujeito a mobilizar os recursos no contexto de situação-problema para tomar decisões favoráveis ao seu objetivo ou metas.” |
|
CONSIDERAÇÕES FINAIS |
|
Desejamos a todos os interessados uma excelente oficina, e que vocês continuem se interessando cada vez mais pelas nossas publicações e por todas as possibilidades que a matemática pode nos proporcionar. Aproveito a oportunidade para agradecer a participação e para pedir uma simples colaboração na divulgação dos nossos trabalhos. |
|
AGRADECIMENTOS |
|
Gostaríamos de agradecer à Comissão Organizadora do MATURCA 11 – Matemática na Urca 2023 – pela organização do evento, em especial à professora Loisi Carla, pelo convite realizado em setembro, por todos os os envolvidos pela sua execução e por sua participação nessa oficina. |
|
OS AUTORES |
|
Fábio Vinícius Silva dos Santos www.fabiovinicius.mat.br |
|
Eduardo
Campos Nunes |
|
|