Matemática Além dos Números

A abelha matemática: uma sequência
didática envolvendo frações

 

Ícone

Descrição gerada automaticamente

 

 

OBJETIVO

 

Estimular o ensino-aprendizagem de frações utilizando uma Sequência Didática da Abelha Matemática em sua versão digital feita no Scratch.

 

 

PUBLICO-ALVO

 

Estudantes do 6º ano e do 7º ano do Ensino Fundamental II.

 

 

DESCRIÇÃO GERAL

 

Formada por quatro atividades interligadas, “A abelha matemática: uma sequência didática envolvendo frações” apresenta diferentes situações, nas quais o aluno precisará utilizar conceitos matemáticos com graus de dificuldade cada vez maiores. Nas quatro atividades apresentadas a seguir, o aluno vai ter que ajustar, de forma precisa, a distância do voo da Abelha Matemática, que deverá pousar em todas as flores localizadas nas nove regiões até chegar à sua colmeia. Lembre-se que o número de movimentos dados e o tempo em que a atividade será cumprida vão determinar a pontuação final da partida.

 

 

VERSÃO DIGITAL

 

Para utilizar a versão digital das quatro atividades da sequência didática, você deve clicar nas imagens abaixo e seguir as instruções apresentadas em cada uma delas, na tela inicial.

 

 

ATIVIDADE 1
FRAÇÃO DE GRADE SIMPLES

 

Nessa atividade, os alunos utilizarão uma grade em que todas as regiões quadradas foram divididas da mesma forma e com a unidade de medida de comprimento (u.c.) desconhecida.

 

 

 

ATIVIDADE 2
INTEIRO DE GRADE SIMPLES

 

Nessa atividade, os alunos utilizarão uma grade em que todas as regiões quadradas foram divididas da mesma forma e com a unidade de medida de comprimento (u.c.) conhecida.

 

 

 

ATIVIDADE 3
INTEIRO DE GRADE MISTA

 

Nessa atividade, os alunos utilizarão uma grade em que as regiões quadradas foram divididas de formas diferentes e com a unidade de medida de comprimento (u.c.) conhecida.

 

 

 

ATIVIDADE 4
FRAÇÃO DE GRADE MISTA

 

Nessa atividade, os alunos utilizarão uma grade em que as regiões quadradas foram divididas de formas diferentes e com a unidade de medida de comprimento (u.c.) desconhecida.

 

 

 

DOCUMENTÁRIO

 

Para ilustrar a importância das abelhas no processo de polinização, que foi a fonte primária de inspiração para o cenário do nosso jogo, disponibilizamos o link do documentário “O Mundo das Abelhas – 18’11’’ por meio da imagem abaixo.

Flor de metal

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

 

 

HABILIDADES DA BNCC RELACIONADAS

 

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

 

(EF06MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.

 

(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.

 

(EF06MA09) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.

 

(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.

 

(EF07MA01) Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.

 

(EF07MA08) Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.

 

(EF07MA09) Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.

 

(EF07MA12) Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.

 

 

 

NOSSO NORTE

 

“Uma das características importantes da noção de competência, segundo Perrenoud, é desafiar o sujeito a mobilizar os recursos no contexto de situação-problema para tomar decisões favoráveis ao seu objetivo ou metas.”

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Desejamos a todos os interessados uma excelente sequência didática, e que vocês continuem se interessando cada vez mais pelas nossas publicações e por todas as possibilidades que a matemática pode nos proporcionar. Aproveito a oportunidade para agradecer a participação e para pedir uma simples colaboração na divulgação dos nossos trabalhos.

 

 

AGRADECIMENTOS

 

Gostaríamos de agradecer à direção da Escola Municipal Francisco Portugal Neves (Niterói/RJ) e equipe, aos alunos do professor Fábio Vinícius que contribuíram com criticas e sugestões durante o desenvolvimento das atividades da sequência didática apresentada e do jogo da Abelha Matemática nos encontros detinados para os testes. Agradecemos também à Secretaria Municipal de Educação de Niterói (SME) pelo programa de estágio da Coordenação de Mídias e Novas Tecnologias.

 

 

OS AUTORES

 

Eduardo Campos Nunes
[email protected]

 

Fábio Vinícius Silva dos Santos

[email protected]

www.fabiovinicius.mat.br

 

 

Ícone

Descrição gerada automaticamente