|
Matemática Além dos Números |
A abelha
matemática: uma sequência |
|
|
|
|
OBJETIVO |
|
|
|
PUBLICO-ALVO |
|
Estudantes do 6º ano e do 7º ano do Ensino Fundamental II. |
|
|
DESCRIÇÃO GERAL |
|
|
|
VERSÃO DIGITAL |
|
Para utilizar a versão digital das quatro atividades da sequência didática, você deve clicar nas imagens abaixo e seguir as instruções apresentadas em cada uma delas, na tela inicial. |
|
|
ATIVIDADE
1 |
|
Nessa atividade, os alunos utilizarão uma grade em que todas as regiões quadradas foram divididas da mesma forma e com a unidade de medida de comprimento (u.c.) desconhecida. |
|
|
|
ATIVIDADE
2 |
|
Nessa atividade, os alunos utilizarão uma grade em que todas as regiões quadradas foram divididas da mesma forma e com a unidade de medida de comprimento (u.c.) conhecida. |
|
|
|
ATIVIDADE
3 |
|
Nessa atividade, os alunos utilizarão uma grade em que as regiões quadradas foram divididas de formas diferentes e com a unidade de medida de comprimento (u.c.) conhecida. |
|
|
|
ATIVIDADE
4 |
|
Nessa atividade, os alunos utilizarão uma grade em que as regiões quadradas foram divididas de formas diferentes e com a unidade de medida de comprimento (u.c.) desconhecida. |
|
|
|
DOCUMENTÁRIO |
|
Para ilustrar a importância das abelhas no processo de polinização, que foi a fonte primária de inspiração para o cenário do nosso jogo, disponibilizamos o link do documentário “O Mundo das Abelhas – 18’11’’ por meio da imagem abaixo. |
|
|
HABILIDADES DA BNCC RELACIONADAS |
|
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
|
(EF06MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.
|
(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
|
(EF06MA09) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.
|
(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
|
(EF07MA01) Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
|
(EF07MA08) Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
|
(EF07MA09) Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.
|
(EF07MA12) Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.
|
|
|
NOSSO NORTE |
|
“Uma das características importantes da noção de competência, segundo Perrenoud, é desafiar o sujeito a mobilizar os recursos no contexto de situação-problema para tomar decisões favoráveis ao seu objetivo ou metas.” |
|
|
CONSIDERAÇÕES FINAIS |
|
Desejamos a todos os interessados uma excelente sequência didática, e que vocês continuem se interessando cada vez mais pelas nossas publicações e por todas as possibilidades que a matemática pode nos proporcionar. Aproveito a oportunidade para agradecer a participação e para pedir uma simples colaboração na divulgação dos nossos trabalhos. |
|
|
AGRADECIMENTOS |
|
Gostaríamos de agradecer à direção da Escola Municipal Francisco Portugal Neves (Niterói/RJ) e equipe, aos alunos do professor Fábio Vinícius que contribuíram com criticas e sugestões durante o desenvolvimento das atividades da sequência didática apresentada e do jogo da Abelha Matemática nos encontros detinados para os testes. Agradecemos também à Secretaria Municipal de Educação de Niterói (SME) pelo programa de estágio da Coordenação de Mídias e Novas Tecnologias. |
|
|
OS AUTORES |
|
Eduardo
Campos Nunes |
|
Fábio Vinícius Silva dos Santos www.fabiovinicius.mat.br |
|
|
|